Conheça as etapas da sua obra

Conheça as etapas da sua obra

Você já sabe que planejar é uma das principais ações antes de qualquer reforma ou construção. Para que esse planejamento saia da melhor maneira possível, procure ter uma visão geral de todas as etapas da obra e entender um pouco sobre cada uma delas.

 

1) Demolição e construção

Depois de definido o que será executado (o ideal é ter um projeto, falaremos disso em breve), você saberá o que deverá ser demolido e construído no ambiente. Sua obra deve iniciar com demolições, seguidas das construções.  Prepare-se para a sujeira e o pó que essa etapa vai causar. 

 

2) Pontos de elétrica e hidráulica

A obra deve sempre acontecer de cima para baixo e de dentro para fora. Ou seja, em paralelo à etapa de construção, os pontos de iluminação, os pontos de elétrica e toda parte hidráulica devem ser distribuídos no momento em que paredes são construídas e que os tetos ainda não foram acabados (antes de forro de gesso, se houver). Se você optou por um forro de gesso, pode escolher como será a distribuição do circuito elétrico, pois toda a fiação ficará escondida; do contrário, você pode optar por usar os pontos originais na laje ou, no caso de você estar construindo sua casa, distribuir os pontos na laje como for conveniente.

 

3) Ar-condicionado

É muito mais comum do que deveria as pessoas pensarem neste item de extremo conforto depois de concluída a obra. Isso causa imenso transtorno, IMENSO.

A etapa do ar-condicionado deve acontecer na etapa descrita acima, passando por cima do forro e/ou dentro das paredes. É uma instalação complexa e muito específica. Envolve o dreno que precisa ter a saída em algum ralo para drenar a água que a evaporadora produz. Envolve uma instalação elétrica 220v só para o ar-condicionado (no quadro de luz) porque ele consome bastante eletricidade. A posição da condensadora (que deve estar em lugar ventilado) tem que ser previamente pensada para não atrapalhar nada do seu layout.

 

4) Preparo dos acabamentos

Depois de demolido e construído o que estava previsto, é hora de dar os acabamentos em pisos e paredes. Nas paredes, o reboco deixa a parede mais uniforme; é nessa hora que, independente do revestimento ou pintura, você deve impermeabilizar para deixar sua parede mais resistente. No piso, você terá o contrapiso para trabalhar. Cada obra e cada piso que for colocar vai exigir uma providência: impermeabilização, nivelamento ou até preenchimento para aumentar a altura e garantir que o piso fique na altura ideal, considerando soleiras ou outros pisos que fazem o limite de ambientes.

 

5) Acabamento de paredes e pisos

Nessa etapa, você terá uma infinidade de opções de acabamentos. Você pode escolher desde as mais elaboradas até as mais simples. Veja algumas opções:

piso: porcelanatos, cerâmicos, laminados, madeira natural, vinílicos, cimento queimado etc;

parede: porcelanatos, cerâmicos, pintura, textura, papéis de parede, papéis adesivos, tecidos etc.

Fique atento às especificações de preparo para cada acabamento.

Como as opções são diversas e cada tipo de acabamento pede um tipo de preparo, o que importa na compreensão das etapas de obra é que você deve ter a curiosidade e a atenção de acordo com sua escolha.

 

6) Instalações

Lembram-se do tópico no início desse post que falamos das instalações de elétrica, hidráulica e iluminação?

Agora estes pontos receberão as peças de acabamentos: tomadas, interruptores, luminárias, torneira etc.

São detalhes que fazem toda diferença! Por isso que, naquele começo, você já deve saber contabilizar quantos circuitos e pontos de iluminação você vai ter. Esses itens podem ter custos bastante elevados e causar grande impacto no orçamento se não pensados previamente.

 

7) Decoração

Tá aí uma etapa que a maioria das pessoas já pensou antes mesmo de iniciar a obra. Mas, depois desse post, você viu que ela é a última fase.

É com certeza a parte mais gostosa de pensar, mas também deve ser planejada para que os móveis caibam nos seus espaços e tudo fique como você imaginou.

Mais qualidade e tempo otimizado

Saber minimamente as etapas e a ordem te deixa mais seguro para lidar com a mão de obra contratada e prever inconvenientes e atrasos.

Isso sempre acontece, o problema é que se você não sabe, você é pego de surpresa.

Conhecer e acompanhar esse passo a passo vai te dar mais autonomia e domínio sobre a obra. No final, você verá um trabalho com muito mais qualidade. Fora todas essas vantagens, o seu projeto vai acabar sendo executado em um período de tempo ainda mais curto.

Fique de olho em todas essas etapas, cuide da sua obra com carinho, dedique tempo a ela. Acredite: o resultado final virá com menos estresse e muito mais sorrisos no rosto.



Fonte: https://www.saint-gobain.com.br/experiencias/blog/conheca-etapas-da-sua-obra



Comentários (0)


Deixe um comentário